Quando perguntas por que as pessoas correm, elas têm muitas razões diferentes; o escapismo, conversar com amigos, ter uma corrida em mente ou apenas queimar calorias e ficar em forma. Muitos querem começar a correr, mas assumem que não podem fazê-lo porque é muito difícil fisicamente. Embora a aptidão física conte muito quando corres, uma parte importante do desempenho de um corredor também se resume à psicologia. Correr em grupo pode realmente ajudar a motivar e encorajar. Um pouco de companhia pode afastar a tua mente daqueles demónios da tua cabeça que podem fazer-te duvidar da tua capacidade.

 

Quando estás a começar, começa devagar. O objetivo é aumentar o tempo em pé e adicionar os kilometros pouco a pouco a cada semana. O aumento na corrida deve ser gradual o suficiente para que nem seja notado.

Aqui estão algumas dicas para considerares se estiveres a começar a correr:

3 é o número mágico

Não te exercites todos os dias. Algumas pessoas entendem que mais é mais, mas na maioria dos casos, seja um corredor iniciante ou experiente, menos é mais. Correr 3 vezes por semana é uma quantia perfeita para permitir a progressão, mas também permitir descanso e adaptação. Com um novo desporto, especialmente um de alto impacto como corrida, o risco de lesões é alto, então tem cuidado e reduz o entusiasmo. Ouve o teu corpo e, à medida que a tua condição fisica aumenta, podes adicionar mais dias de corrida.

 

Faz valer cada passo

Começa com uma mistura de corrida e caminhada. Precisas de garantir que cada passo conte. O objetivo é elevar o coração por um período prolongado de tempo inicialmente, portanto, quando estivers na fase de caminhada da corrida, certifica-te de estar a avançar e a manter a frequência cardíaca elevada. Isso é conhecido como recuperação ativa. À medida que a tua condição física progride, o tempo de caminhada diminui e o tempo de corrida aumenta. Antes que percebas, serás capaz de correr por 30 minutos sem parar.

 

Ritmo

Um grande erro que muitos corredores iniciantes cometem é correr rápido demais. O objetivo é correr para que ainda possas falar e sorrir! Diminui o ritmo desde o início, pois isso aumenta a probabilidade de correr por mais tempo sem parar. Se te sentires desconfortável ou começares a achar difícil, faz um esforço consciente para relaxar os ombros e não ficar tenso. Além disso, não te preocupes em usar um relógio para monitorar o teu ritmo. Aprende a julgá-lo pelo esforço e como o teu corpo se sente. Esta é uma habilidade importante para quando começares a adicionar uma sessão de trabalho de velocidade mais rápida quando a tua corrida progredir mais tarde.

 

Planeia a tua semana

Esperançosamente, farás uma corrida por semana com um grupo de corrida, mas precisarás de levar em consideração as duas corridas restantes. Planeia-os para a próxima semana. Incorpora-os com um passeio do cão ou junta-te a alguns amigos. Não te esqueças, no início, são apenas 30 minutos, então não te convenças que não tens tempo. Podes até levar qualquer criança contigo. As crianças mais velhas são rápidas e ótimas para fazer intervalos de velocidade (já que as crianças correm naturalmente em ritmo acelerado por distâncias mais curtas e param exaustas!).

 

Conversa com outros corredores

O mais importante é fazer perguntas. Pergunta qualquer coisa a qualquer treinador de corrida, nada é muito pequeno ou tonto. Eles estão lá para te apoiar e incentivar. Se talvez a sessão for muito difícil, eles podem adaptá-la à tua realidade. Em breve, você poderás correr 5km e será uma sensação maravilhosa quando o fizeres.

 

Boa sorte!